Clipe da música ‘Juventude BXD’ foi gravado com roteiro feito coletivamente pelo Whatsapp

Sei que quando eu falei pela primeira vez que meu novo disco seria um disco inacabado e muito colaborativo, muitas pessoas duvidaram ou simplesmente não entenderam o conceito.

Mas talvez agora, com esse videoclipe, as coisas fiquem mais entendíveis.

A ideia do disco

Passei quase um mês produzindo o disco, foram muitos experimentos e processos diferenciados de composição e produção musical. Mas não terminei. Ou melhor, terminei a minha parte e deixei em aberto a possibilidade de as pessoas participarem, pois vou liberar os beats para que as pessoas possam escrever novas letras de rap; vou liberar as acapellas para que as pessoas possam produzir novos beats com minha voz; e também possam usar parte da minha voz, em parte do meu beat e recriar algo novo.

Mas além da música, podem surgir imagens, videos, fotografias, ilustrações… tudo na base da experimentação, e tudo vai ser publicado aqui nesse site, que servirá de repositório.

Mas e o clipe, como surgiu a ideia?

Há algumas semanas estou articulando com alguns cineastas e produtores audiovisuais para que pensem clipes para algumas músicas do disco, a ideia é cada um trabalhar uma música diferente. Com a galera da Rolo B – produtora audiovisual capitaneada por Camila Guimarães e Higor Cabral – vai rolar um curso de audiovisual, onde durante uma semana, cerca de 20 pessoas vão pensar todo o processo de produção do videoclipe de uma das músicas do disco, passando pelo roteiro, fotografia, produção, montagem, etc.

Mas uma outra ideia fluiu a partir de uma necessidade, pois eu precisava lançar um clipe super urgente pra poder promover o meu álbum em um site gringo, através de uma promoção. Então falei com o Higor Cabral sobre a possibilidade de fazermos um clipe no mínimo interessante num espaço de tempo curto, então começamos a bater papo pelo whatsapp pensando nas possibilidades da nossa futura experimentação.

Nova escola do hip hop de Nova Iguaçu

Nova escola do hip hop de Nova Iguaçu

Escolhi a música “Juventude BXD” – a track número 08 do disco – porque tem uma relação de homenagem com a Baixada Fluminense, além de homenagear também a velha e nova escola do hip hop da região. Então decidimos que seria interessante começar a convidar essa galera pra participar do videoclipe, o convite foi feito através da internet, e quando as pessoas começaram a aceitar o convite, fomos adicionando-as em um grupo do whatsapp, e então começamos a pedir que ouvissem a música e dessem sugestões para o roteiro, e foram algumas sugestões incríveis, um colaborando com a sugestão do outro e assim nascia uma sugestão nova.

No dia da gravação apareceram cerca de 40 pessoas, de todas as idades, muitos do bairro, mas o Luiz Claudio, por exemplo, se despencou de Maricá e a Stephanie Reist veio lá de Santa Thereza. O processo de gravação foi bastante divertido, a produção foi toda colaborativa e as participações foram incríveis, vocês poderão conferir no videoclipe.

Começamos a conversar no dia 20 de junho, gravamos no dia 24 de junho e a previsão para lançamento é no dia 08 de julho. Um recorde!!!

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *